
Notícias do mundo cristão





Evangelikando
Evangélicos promovem boicote de novela da Globo
Danielle Barbosa - 29/04/2014
Através de seu perfil no facebook, Dayhendyra Alves, publicou um post alegando que a nova novela das 18h da rede Globo, “Meu Pedacinho de Chão”, tem promovido a umbanda. Mais de 85 mil pessoas já compartilharam a postagem.
“Achei as roupas estranhas então decidi pesquisar”, escreveu Dayhendyra contando que ficou incomodada quando viu a novela pela primeira vez.
A jovem disse que tratou de pesquisar sobre os principais nomes que compõe a novela, tanto nomes de personagens como de lugares. “Descobri que a Vila de Santa Fé é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, contou.
Entre os nomes pesquisados, ela descobriu que Epaminondas (Osmar Prado), chamado na novela de Epa, é uma saudação ao Orixá Oxalá (Êpa Babá) e Serelepe (Tomás Sampaio) foi outro personagem que Dayhendya conseguiu ligar à umbanda “SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces)”.
Após listar diversos nomes da novela que têm alguma ligação com a umbanda, a jovem mineira finalizou sua postagem erguendo um clamor: “Que o Senhor Jesus nos lave com seu poderoso sangue e abra nossos olhos!”. Com o alerta, diversos evangélicos se comprometerem em boicotar à novela.
De acordo com o site Notícias da TV “Meu Pedacinho de Chão” tem marcado os índices mais baixos de todas as novelas das 18h que a Rede Globo já exibiu.
O site especializado em notícias sobre o mundo da televisão entrou em contato com a emissora que garantiu que a trama não foi inspirada na umbanda e nem faz referências à essa religião.
Confira a postagem:
Um alerta sobre a novela meu pedacinho de chão!!!
Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs…
Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa Fé é um “terreiro” e que o nomes dos personagens são de “umbanda”. Veja: Epaminondas chamado de êpa significa: saudação ao orixá oxalá (êpa babá). Serelepe: seus sinônimos são gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, negrinho do pastoreio e serelepe da umbanda (sapeca adora balas e doces).
Pituca: boneca pituca, esoterismo e ocultismo, famosa mãe de santo, e filha de orixá Viramundo/giramundo. Exú Gina: famosa mãe de santo, a voz de oyá, yansã e Ruy de Ogum, está representando o lesbianismo. Amância: filha de Oxum. Dona Tereza: cigana, Oxum panda, cabloca, no grego significa seifera e caçadora. Tuim: santo, saudação de umbanda.
Mãe benta: mãe de santo Catarina: mãe de santo rodapé: pé que gira. Pedro Falcão: falcão povo das águas, oxum tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vocês já sabem. Estes são apenas alguns… Que o Senhor Jesus nos lave com seu poderoso sangue e abra nossos olhos!







